quinta-feira, 22 de março de 2012

FIQUE LIGADO: GOVERNO FEDERAL QUER MANTER COBRANÇA DE IMPOSTO SOBRE PLR.

Centrais sindicais saem insatisfeitas de negociação sobre isenção do IR em partipação sobre lucro




Rui Amaro Gil Marques
Assessoria de Comunicação do SEIA/FTIA PR.
Fonte: Agência Brasil / Foto: Jose Cruz/ABr



As centrais sindicais ontem (21 de março) saíram sem uma resposta do governo federal sobre a isenção do Imposto de Renda (IR) na participação sobre lucros e resultados (PLR), depois de reunião com os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique da Silva, classificou como “lerdo” o processo de negociação governamental. 

“O que existe é um processo de negociação. Nós achamos que esse processo é muito lento e, por isso, tem uma série de manifestações que começaram hoje e seguem nos próximos dias. [...] Não anda [a negociação], não avança. Por isso, vamos colocar os trabalhadores na rua, para pressionar o governo a tomar medida”, disse.

A isenção da incidência do Imposto de Renda na PLR é uma das principais reivindicações dos trabalhadores. “Estamos em um processo de fortalecimento do mercado interno. Tem de ter mais renda e a forma [de promover isso] é isentando a PLR de Imposto de Renda, que foi criada para incentivar a produção e o resultado da empresas", declarou, acrescentando ainda que de 20% a 30% da distribuição dos lucros acabam ficando nas mãos do governo com a declaração do IR.

Os sindicalistas também cobraram a criação do grupo de trabalho para analisar o impacto das desonerações sobre a seguridade social e querem mais representatividade dos trabalhadores na apresentação de propostas sobre mudanças na política econômica e sobre desindustrialização.


Na próxima semana, os representantes das centrais sindicais voltam a se reunir com os ministros para discutir medidas para o setor automotivo e a desoneração da folha de pagamentos. A resposta do governo sobre a isenção do Imposto de Renda sobre a PLR e o abono deve sair em 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário