DIA DO TRABALHADOR - UMA HISTÓRIA DE SONHO, LUTA E LUTO.
O Dia do Trabalhador é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalhador remonta ao ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, a polícia atirou e matou alguns operários que estavam protestando por melhores salários e pela redução da jornada de trabalho de 16 para 08 horas. Este fato gerou uma revolta entre os trabalhadores, provocando enfrentamentos com policiais e agitadores contratados pelos patrões.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário